Os escritórios de arquitetura Powerhouse Company e Benthem Crouwel Architects divulgaram as imagens do projeto colaborativo desenvolvido para a Vila Olímpica dos Jogos Asiáticos de 2022 em Hangzhou, China. A proposta, chamada de “Cidade Esponja”, explora a relação entre a terra e o mar em uma área inundada recentemente recuperada.
O projeto, desenvolvido em parceria com arquitetos e paisagistas da SMARTLAND e também da empresa chinesa UAD, foi uma das propostas apresentadas para o concurso peara a vila olímpica de Hangzhou. O resultado final do concurso deverá ser divulgado ainda em agosto ou setembro de 2018. A equipe conta com outros seis concorrentes, incluindo Snøhetta, SO -IL, NEXT Architects, Jadric Architektur e Pelli Clarke Pelli Architects.
Durante a elaboração da proposta, a equipe refletiu profundamente sobre a relação do terreno com a água, seja como um elemento essencial à vida como também uma ameaça devido as repetitivas inundações resultantes das recentes mudanças climáticas. O conceito de “cidade esponja” procura resgatar a natureza original do terreno recuperado, integrando sistemas de coleta e armazenamento de água da chuva e outras estratégias de gestão dos ciclos das águas.
Sempre nos inspiramos pelos desafios que nos são propostos. Neste caso, transformamos a preocupação com o ciclo das águas em uma grande oportunidade de transformar a cidade de Hangzhou. O poder da água e sua capacidade de polir pedras brutas transformando-as em gemas brilhantes, foi uma das nossas principais inspirações para a elaboração do projeto.
-Daniel Jongtien, sócio responsável, Benthem Crouwel Architects
A arquitetura dos edifícios apresentam fachadas inspiradas nas Phoenix Bloodstones, pedras preciosas da região. Estas gemas vermelhas parecem ter sido moldadas pela água e incorporadas à paisagem da cidade, “elementos simbólicos que representam a cultura do povo chinês de Hangzhou”.
O masterplan da vila olímpica contará com um novo "centro de atividades para comunidade local", com uma cobertura pública que funciona como uma praça elevada além de uma biblioteca aberta para a paisagem. Em contraste com o volume da biblioteca, um "Museu" oferecerá uma série de espaços flexíveis para a realização de exposições.
A "Sala de Concertos" será a cereja do bolo do masterplan proposto pelos arquitetos da Powerhouse Company e da Benthem Crouwel Architects. Projetado para conectar a terra e o mar, o edifício refletirá a superfície da água, parecendo flutuar sobre o terreno. O "Centro Esportivo Comunitário" possui fachadas transparentes e uma imensa cúpula que permitira a iluminação natural deste espaço de mais de 15 metros de pé direito.
A menção sobre o concurso por convite para a Vila Olímpica de Hangzhou vem logo após a divulgação de dois outros grandes projetos desenvolvidos para a cidade sede dos Jogos Asiáticos de 2022. O LWK & Partners recentemente apresentou o projeto para o Olympic Vanke Center, localizado logo ao lado da Vila Olímpica enquanto o SOM divulgou o projeto de uma impressionante torre de uso misto para a mesma área.
News via: Powerhouse Company and Benthem Crouwel Architects
Arquitetos
Benthem Crouwel Architects, Powerhouse CompanyLocalização
Hangzhou, Zhejiang, ChinaArquitetos responsáveis
Stijn Kemper (Powerhouse Company), Daniel Jongtien (Benthem Crouwel Architects)Equipe de projeto
Miks Bērziņš, Alex Beunza, Tobia Davanzo, Giovanni Anrea Coni, Laurens Deuling, Léon Emmen, Mark Groen, Pearl Huang, Diego Juarez, Daniel Jongtien, Leonardo Kappel, Stijn Kemper, Volker Krenz, Max Nossin, Liviu Paicu, Gregorio Pecorelli, Albert Takashi Richters, Signe Schuler, Leonardo Serrano Fuchs, Erwin van Strien, Gert Ververs, Joost Vos, Klaas Jan Wardenaar, and Roel Wolters.Masterplan
Powerhouse Company, Benthem Crouwel Architects & SMARTLANPaisagismo
Arquitetos locais
Área
125000.0 m2Ano do projeto
2018Fotografias